quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

On the occasion of the 70th Birthday of Professor Joao Bessa Sousa

O Professor Doutor João Bessa Sousa é professor catedrático de Física, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), desde 1978. Nascido em Barcelos em 1940, frequentou a Escola Gonçalo Pereira, entre 1946/1950 e os colégios Alcaides de Faria e D.António Barroso, tendo concluído o ensino secundário em Braga, no Liceu Sá de Miranda. Já na Universidade do Porto, licenciou-se em Engenharia Electrotécnica, em 1963, com a mais elevada classificação desse ano. Ainda aluno, em 1962, foi Assistente Extraordinário de Física na FCUP.
Após dois anos de docência no Porto, iniciou trabalhos de investigação na Universidade de Oxford, em Inglaterra, onde concluiu o doutoramento em Física, decorria o ano de 1968. Novamente na Cidade Invicta, João Bessa Sousa obtém novo Doutoramento em Física, em 1970, com classificação de 20 valores.
Na ciência é autor de mais de três centenas de trabalhos científicos em revistas internacionais de renome, e de numerosas comunicações em conferências nacionais e internacionais. As áreas de trabalho vão desde a ciência fundamental às novas tecnologias, nomeadamente, Criogenia, Física da Matéria Condensada, Novos Materiais, Supercondutividade, Magnetismo e, mais recentemente, as Micro/Nanotecnologias e a iniciação à Biofísica.
Jarticipou em diversas comissões nacionais e internacionais ligadas à Ciência e à Tecnologia, júris universitários, bem como em painéis de avaliação de programas e projectos de investigação. Orientou mais de uma dezena de teses de doutoramento no País, e colaborou na orientação de alunos de doutoramento de diversas universidades estrangeiras.
Na Universidade do Porto foi Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências, Presidente do Departamento de Física, membro do Senado e do Conselho Científico da Universidade, bem como das comissões Pedagógica e Coordenadora da Faculdade de Ciências. Dedicou especial atenção e empenhamento na criação e no funcionamento de serviços de apoio aos alunos universitários, tendo sido vice/Presidente do Centro Universitário do Porto.
Criou o primeiro grupo de investigação em Física das Baixas Temperaturas em Portugal, foi co-fundador e membro da Comissão Directiva do Centro de Materiais da Universidade do Porto (CEMUP) e do Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP), de que foi primeiro Presidente.
Foi membro fundador da Sociedade Portuguesa de Física, Director da revista Gazeta de Física e consultor de diversas revistas internacionais. Dinamizou muitas acções de promoção e divulgação da ciência. Foi o presidente da Conferência Nacional de Física, realizada em Dezembro 2005 para assinalar o extraordinário impacto da Física nos últimos cem anos, uma época de ouro iniciada com os trabalhos visionários e geniais de Einstein.
Em 2005, Dr. João Bessa Meneses e Sousa foi distinguido com o título de Comendador da Ordem de Santiago de Espada, pela sua carreira de cientista, professor universitário e pedagogo.
Em 2007, o Prof. Dr. João Bessa Sousa foi galardoado com o prémio Estímulo à Excelência, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

5 comentários:

Unknown disse...

Nesta ocasião tão especial queria mostrar a minha gratidão para com o Prof. Bessa que sendo um grande pedagogo e também investigador foi a sua amizade e sabedoria que mais me tocou e inspirou!

Sem ele o meu percurso teria sido sem dúvida muito diferente e por isso repito o meu agradecimento.

Votos das mais sinceras Felicidades para alguém que deu e dá um enorme contributo para esta magnifica ciência chamada Física como poucos o fizeram,

Hugo Manuel Gonçalves da Silva

Unknown disse...

Um forte abraço de um seu antigo aluno que muito o estima pela sua mestria, dedicação, criatividade, capacidade de liderança e grande simplicidade com que sempre lidou com os seus alunos e investigadores do IFIMUP. O Professor João Bessa Sousa ficará para sempre gravado na minha memória como um dos Professores mais influentes e inspiradores do Departamento de Física. Bem haja.
Cristiano Abreu

João Lima disse...

Lembro-me com saudade das aulas teóricas de Física Experimental no (na altura já) velhinho Anfiteatro de Física, do edifício dos Leões. Sala normalmente apinhada para ouvir as inspiradoras aulas do Prof. Bessa.

Obrigado por esses momentos.

Com votos das maiores Felicidades.

João Lima
(aluno de Física Experimental em 1984/85)

Joao Guilherme Correia disse...

Embora nunca tenho sido aluno de curso do Prof. Bessa,
foi-me permitido interagir com ele ao longo de varios anos,
em ocasioes relaccionadas com a sua colaboracao
com o grupo do Prof. Soares da FCUL
e enquanto avaliador dos projectos CERN.
A verdade e' que o Prof. Bessa e' uma rara personalidade
que nos marca positivamente, contribuindo para a formacao
e orientacao dos que com ele interagem.
E' uma referencia de serenidade na interaccao com os
outros, na clareza da argumentacao, na pedagogia
da explicacao.
E' alguem que construiu grupos de qualidade.
A sua opiniao e' preciosa e devemos ouvi-lo atentamente
sobre como implementar ideias, de como perspectivar
a acitvidade cientifica numa linha de originalidade
em paralelo com a formacao de estudantes e finalizacao de teses.
O legado vivo do Prof. Bessa, no que nos diz respeito directamente,
e' a dinamica dos grupos que ele gerou, gracas a sua capacidade
de atrair jovem investigadores de excelencia.
Soube abrir portas no seu dominio de investigacao
e enquanto avaliador de outros dominios foi sempre um
incentivo 'a qualidade e ao intercambio de ideias.
Por isto tudo, o Prof. Bessa teve e, tem de facto,
uma relevancia fundamental na nossa vida profissional.
Ao seu nome associamos - Qualidade -
enquanto homem e cientista, associamos alguem com
quem teremos sempre algo a aprender.
Muito obrigado
Joao Guilherme Correia

Marta disse...

Nesta ocasião gostaria de mostrar o meu apreço pelo Prof. Bessa. É uma pessoa brilhante e excepcional que nunca vou esquecer..
Desejo-lhe as melhores felicidades!!

Obrigada por tudo..

Marta Silva